Casa de saúde também demonstra preocupação com falta de profissionais
A direção do Hospital Geral de Caxias do Sul relatou nesta quinta-feira, 8, preocupação com a situação econômica e o cenário da saúde. Conforme dados apresentados, a instituição já se reuniu com prefeituras da região, governo estadual, deputados e Câmara de Vereadores de Caxias para discutir o déficit de R$ 5,8 milhões.
O diretor-geral Sandro de Freitas Junqueira ressaltou a importância do hospital, que atende 49 municípios da região, abrangendo uma população de 1,2 milhão de pessoas. Outra preocupação relatada é a falta de profissionais e aumento de pedidos de demissão. Atualmente, há um desfalque de 18 enfermeiros na equipe. Ele demonstrou também uma preocupação com o piso nacional da enfermagem que poderá acrescentar o valor de R$ 1,4 milhão por mês aos custos. O piso está suspenso por meio de decisão liminar no Supremo Tribunal Federal (STF).
Junqueira também acrescentou que entende que as emendas parlamentares, frequentemente buscadas pela instituição, precisam ser vistas como fontes de recurso agregadoras, que colaborem para novos serviços, e não para cobrir, sistematicamente, déficits nas contas.
Confira a entrevista no áudio abaixo.