Nova estação traz previsão de mais chuva ao estado e redução gradual do calor na maior parte do Brasil
O outono de 2026 começa às 11h45 desta sexta-feira, 20, no Brasil, com previsão de menos chuva na maior parte do país e alívio gradual do calor ao longo da estação. No entanto, o Rio Grande do Sul deve registrar um cenário diferente, com intensificação das chuvas nos próximos meses.
A previsão indica que, com exceção da Região Sul, grande parte do território brasileiro terá precipitação abaixo da média histórica. No Paraná e em Santa Catarina, os volumes de chuva devem ser menores entre abril e maio, com aumento previsto apenas em junho.
As temperaturas também devem apresentar mudanças graduais. A estação tende a reduzir o calor intenso do verão, embora ainda haja possibilidade de episódios de altas temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, especialmente entre abril e maio. No Sudeste e Centro-Oeste, os termômetros devem permanecer acima da média para o período.
No Sul, a tendência é de temperaturas abaixo da média em junho, enquanto as ondas de frio mais intensas devem atingir o Centro-Sul do país apenas na segunda metade do outono.
