Competição ocorre neste final de semana em Santa Cruz do Sul
O CTG Aldeia Farroupilha segue confiante para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), depois de conquistar o primeiro lugar na classificatória Interregional da Força B. Segundo a instrutora de danças Manoelle Buseti, o grupo intensificou os ensaios após o título, aumentando a carga horária e ajustando os detalhes da nova proposta artística que será apresentada no festival. “O grupo vem se preparando com bastante intensidade e superou nossas expectativas. A vitória na Interregional nos trouxe uma responsabilidade ainda maior”, destacou.
A apresentação do Aldeia Farroupilha terá como tema o bailar gaúcho e suas raízes históricas. A proposta retoma a origem das danças tradicionais a partir das pesquisas realizadas em Montevidéu, no Uruguai, que influenciaram diretamente a formação da cultura do Rio Grande do Sul e da Argentina. “Trazemos essa união das três pátrias e um pouco das danças tradicionais e campesinas, mostrando que tudo faz parte de um mesmo movimento cultural”, explicou Manoelle.
A instrutora também ressaltou que a coreografia busca homenagear o trabalho de Paixão Cortes e Barbosa Lessa, que sempre defenderam o resgate completo das danças gaúchas, sem separações entre estilos. “Embora existam os estilos Fegadan e Enart, nossa intenção é mostrar que tudo é uma coisa só, que tudo vem da mesma pesquisa e da mesma vontade de valorizar nossa tradição.”
A indumentária do grupo também segue essa linha de resgate histórico. Baseada nos livros de Paixão Cortes, a vestimenta privilegia o estilo Fegadan, trazendo elementos regionais e valorizando a identidade cultural de Farroupilha, sede do festival. “A gente traz o nosso modo de dançar e de vestir, dentro do que é cultuado no Fegadan”, acrescentou.
Mesmo formado majoritariamente por jovens entre 15 e 24 anos, o grupo impressiona pela dedicação e maturidade técnica. “Eles têm um potencial muito grande, muita vontade e acreditam no que estão fazendo. Dançam com naturalidade e alegria, e isso é evidente para quem assiste”, afirmou Manoelle.
Ela reforça que o objetivo vai além da competição. “Queremos levar felicidade para o público, transmitir nossa cultura, encantar e nos divertir. Mais do que buscar um prêmio, queremos apresentar um belo show.”
