Feira reuniu 69 mil visitantes e apresentou mais de 800 lançamentos para o setor supermercadista
A Expoagas 2025 encerrou nesta quinta-feira, 21, em Porto Alegre, com resultados históricos para o setor supermercadista. Realizada no Centro de Eventos da Fiergs, a feira reuniu 576 expositores e movimentou R$ 795,1 milhões em negócios, crescimento de 13% em relação à edição passada. O público também foi recorde, com 69 mil visitantes ao longo dos três dias de programação.
De acordo com o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo, o avanço foi impulsionado pela presença de novas indústrias, pelo momento de retomada após as enchentes de 2024 e pela busca do varejo por diferenciais competitivos. A participação de supermercadistas representou 77% do público, com visitantes de todos os estados brasileiros e de nove países.
A feira apresentou mais de 800 lançamentos que devem chegar em breve às gôndolas, incluindo equipamentos, softwares de gestão e alimentos com apelo saudável. Os setores que mais venderam foram produtos de limpeza, energéticos e equipamentos. Além das novidades, a Expoagas contou com palestras de nomes como Miguel Falabella, Ricardo Amorim, Rogério Flausino, Lars Grael e Dunga, além dos encontros do Agas Jovem e do Agas Mulher.
O evento também foi marcado por homenagens e sorteios. O empresário Nelson Sirotsky recebeu o título de Supermercadista Honorário e a Agas reforçou pautas do setor, como a possibilidade de venda de medicamentos isentos de prescrição em supermercados. A partir de 1º de setembro, Lindonor Peruzzo Jr. assume a presidência da entidade, sucedendo Longo. A próxima edição da Expoagas ocorrerá em agosto de 2026, em local ainda a ser definido.