Ato ocorreu na tarde desta quarta-feira em Porto Alegre
A prefeitura de Farroupilha, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 20, o Certificado Município Amigo da Vacina, em solenidade realizada no Auditório do Ministério Público, em Porto Alegre. A certificação é uma parceria entre o MP-RS e a Secretaria Estadual da Saúde, em reconhecimento às boas práticas e aos índices de vacinação no município.
Além da certificação, a cidade também foi premiada com o Selo Ouro em Vacinação, devido às metas atingidas.
Representaram o Poder Público Municipal no ato o secretário de saúde, Thiago Brambilla, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paulina Guisso, e a enfermeira da Vigilância, Juciéli Schiavini. A cerimônia contou ainda com a presença da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, da promotora de Justiça do Ministério Público, Cristiane Della Méa Corrales, e da subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Isabel Guarise Barrios.
Brambilla comemorou a conquista. “Este reconhecimento é resultado de muito trabalho, de muito cuidado com a nossa comunidade. Quero também deixar meu agradecimento a toda a população de Farroupilha, que atendeu ao nosso chamado e compareceu às campanhas de vacinação ao longo dos meses. Sabemos que ainda temos muito pela frente, mas temos a certeza de que estamos trilhando um ótimo caminho no cuidado de todos”, salientou.
Referindo-se ao Selo Ouro, Paulina explicou que os números apresentados por Farroupilha estão acima das metas estabelecidas. Na categoria baby (menores de um ano), destinada aos municípios que atingissem 95% da vacinação pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e Haemophilus influenzae tipo B), Farroupilha alcançou 99%. Na categoria dente de leite, que compreende a vacinação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) para crianças a partir de um ano, em que a meta era 95%, o município atingiu 100%. Já na categoria teens, voltada para a vacinação contra HPV em adolescentes de 9 a 14 anos, em que a meta era 90%, Farroupilha chegou a 100% entre as meninas e 90,5% entre os meninos.
“Criamos novas estratégias para ampliar a cobertura vacinal em Farroupilha, como, por exemplo, ações nas escolas do município, em que enviamos lembretes aos pais para que ficassem atentos ao Cartão de Vacinação de seus filhos, ou ainda levando as equipes até as instituições de ensino para, com o aval da família, aplicarmos os imunizantes. O recebimento deste selo é reflexo e resultado desse esforço”, afirmou.
Vale ressaltar que Farroupilha tem realizado diversas ações voltadas à vacinação, como a campanha ‘Na Rua Contra a Gripe’, que leva a vacina para o centro da cidade em horários alternativos aos dos postos de saúde, e o Sábado do Trabalhador, em que são aplicadas, em média, 300 vacinas por edição.
Além disso, o programa ‘Interior Com Mais Valor’, que leva a Unidade Móvel de Saúde para as comunidades do interior, também funciona como ponto de vacinação.
Todas as vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.