Equipes realizam a demolição da laje de concreto de uma das pistas
A Ponte Ernesto Dornelles, popularmente conhecida como Ponte dos Arcos, recebe obras de manutenção desde 23 de junho de 2025, executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A estrutura liga Bento Gonçalves a Veranópolis pela BR-470, na Serra das Antas. As intervenções fazem parte do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas e contam com investimento de R$ 12,9 milhões.
Atualmente, a equipe realiza a demolição da laje de concreto de uma das pistas. Paralelamente, inicia a recuperação dos pilares, retirando o concreto antigo para analisar as armaduras; em seguida, instala novas armaduras e aplica uma camada espessa de graute estrutural, que aumenta a rigidez e a capacidade de carga da ponte. Para garantir a segurança, o Dnit instalou tapumes no centro da pista, permitindo que o trânsito siga controlado por apenas uma faixa, com sinalização reforçada para orientar os motoristas.
A ponte, que completa 73 anos no final de agosto, apresenta desgaste natural devido ao tempo. Além disso, a região foi uma das mais atingidas na catástrofe de maio de 2024. Por isso, serão realizados serviços essenciais, como:
Remoção e renovação completa do pavimento de concreto;
Restauração dos pendurais (elementos que conectam os arcos ao tabuleiro);
Tratamento de fissuras;
Recomposição do concreto deteriorado;
Reparo de armaduras expostas;
e outras ações de recuperação estrutural.
O prazo para conclusão das obras é de 12 meses. Durante esse período, o tráfego na ponte será reduzido para uma faixa, com operação no sistema de comboio e no Pare e Siga, garantindo mais eficiência na execução dos trabalhos.
Créditos: DNIT