Projeto segue para sanção presidencial
O plenário do Senado aprovou, na manhã desta quinta-feira, 7, por votação simbólica, o Projeto de Lei (PL) 2692/2025, que amplia a faixa de isenção do Imposto de Renda (IR) para trabalhadores com renda de até dois salários mínimos mensais. A proposta agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A votação ocorreu em uma sessão relâmpago, com duração de cerca de 20 minutos, após a desobstrução da Mesa Diretora da Casa por parlamentares da oposição. O espaço vinha sendo ocupado por bolsonaristas desde o início da semana, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O texto aprovado tem origem na Medida Provisória 1294/2025, editada pelo governo Lula em abril. O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), destacou que a medida serve como uma garantia legal até que o projeto que prevê a isenção para rendimentos de até R$ 5 mil mensais seja aprovado pelo Congresso. Este outro projeto já passou por comissão especial na Câmara dos Deputados e aguarda votação em plenário.