Atualização do CadÚnico excluiu famílias com dados inconsistentes, mudança de cidade ou renda acima do permitido
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), cancelou 477 cadastros do Bolsa Família após intensificar o processo de atualização das informações dos beneficiários. A revisão, iniciada em novembro do ano passado e reforçada em fevereiro deste ano com o dobro de atendentes, já resultou em 1.685 visitas domiciliares até a última quinta-feira, 24.
Os números foram divulgados pelo prefeito Adiló Didomenico na 5ª edição do PrefaCast, publicada na última sexta-feira. Os cancelamentos ocorreram por motivos como inconsistência nos dados, famílias que não residem mais no município e beneficiários que ultrapassaram o limite de renda previsto nas regras do programa. Além disso, houve queda no total de inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) em Caxias do Sul: de 84.744 pessoas em dezembro de 2024 para 81.994 em julho deste ano.
O município é responsável pelo cadastramento e pela atualização dos dados. A seleção dos beneficiários e a liberação dos pagamentos são de responsabilidade do Governo Federal. Atualmente, 11.423 famílias estão ativas no programa em Caxias do Sul. Neste ano, ainda não houve novas inclusões de beneficiários na cidade.