Festival gastronômico celebrou cultura, sabores e espírito comunitário com 72 atrações e eventos paralelos
O 33º FestiQueijo encerrou neste domingo, 27, com a presença de mais de 34 mil visitantes ao longo de cinco finais de semana, consolidando mais uma edição histórica em Carlos Barbosa. Realizado no Centro Cultural Mãe de Deus, o maior festival gastronômico da Serra Gaúcha se destacou pela combinação entre excelência culinária, diversidade cultural e forte engajamento da comunidade.
A programação contou com 72 atrações culturais, além de eventos paralelos como a Feira Feito em Barbosa, com 32 expositores locais, e a Estação das Etnias, que homenageou os povos colonizadores do município. Atividades esportivas e tradicionais, como a 13ª Olimpíada Colonial, a 1ª Meia Maratona, o 8º Pedal, o 14º Torneio de Futsal Feminino e o XII Rally dos Vinhedos, também movimentaram a cidade. Destaque ainda para o 25º Seminário Internacional do Leite e o 8º Concurso Estadual de Queijos.
Segundo o presidente do evento, Francisco Guazzelli, a edição deste ano marcou uma retomada importante, após o cancelamento em 2024 por conta das fortes chuvas que atingiram o município. Ele destacou o papel decisivo do trabalho voluntário e da união entre comunidade, poder público e entidades. A presidente da Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI), Alexandra Käfer Rossi, celebrou o sucesso do evento e reforçou o compromisso da entidade com o desenvolvimento local. Já o secretário de Desenvolvimento Turístico, Fabio Rogerio Basso, afirmou que o FestiQueijo 2025 “entra para a história” pelo sucesso da programação principal e dos eventos integrados.
As inscrições para o Concurso Senhorita FestiQueijo e Dama de Companhia — biênio 2026/2027 — se encerraram também neste domingo. A escolha da nova corte será realizada em 18 de outubro de 2025. A próxima edição do festival está confirmada para ocorrer de 26 de junho a 26 de julho de 2026.