Cinco escolas do estado foram convidadas para apresentar seus projetos de práticas restaurativas
A diretora da Escola Estadual de Ensino Médio São Pio X, Ilda Gengnagel, esteve em Porto Alegre nesta quinta-feira, 3, convidada para apresentar ao Ministério da Educação (MEC), as práticas de ações restaurativas que levaram à instituição farroupilhense à nota mais alta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino médio no RS.
Cinco escolas do estado participaram da roda de conversa. Além da São Pio X, estiveram presentes escolas de Torres, Carazinho, Eldorado do Sul e Campina do Sul. “É uma honra para nós, em um universo de 2.320 escolas estaduais, estar entre as cinco convidadas”, comemorou a diretora, em conversa com a reportagem da Spaço FM.
O projeto dos círculos de construção de paz realizado pela escola faz parte deste programa de práticas restaurativas. Em março, a instituição foi homenageada pela ação. “É atribuído a esse trabalho a escola ter alcançado o excelente resultado no Ideb no ensino médio no Rio Grande do Sul”, destaca a diretora.
O evento foi uma oportunidade de apresentar os métodos da escola ao ministério. “O RS é pioneiro nas práticas restaurativas. O MEC quer saber como estão estas práticas nas escolas do estado para, daqui um pouco, colocar a nível nacional”, completa Ilda.
Créditos: Divulgação