Resultado foi divulgado no último sábado
Mais de 50% dos brasileiros afirmam sentir vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo pesquisa Datafolha divulgada no último sábado, 28. O levantamento entrevistou mais de duas mil pessoas em 136 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto questionou se os entrevistados tinham “mais orgulho do que vergonha ou mais vergonha do que orgulho” de diferentes instituições e grupos nacionais. O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 11 de junho.
Entre os entrevistados, 30% declararam ter orgulho do STF, enquanto a maioria disse sentir vergonha. A reprovação aos deputados federais e senadores é ainda mais acentuada, com índices de 58% e 59%, respectivamente. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 56% dos entrevistados declarando ter vergonha dele. Entre os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 e é réu por tentativa de golpe de estado, 82% afirmam sentir vergonha do STF, enquanto apenas 12% demonstram orgulho. Já entre os eleitores de Lula, 52% se dizem orgulhosos do Supremo, contra 36% que sentem vergonha; 12% não souberam responder.
O apoio aos ministros é mais expressivo entre quem avalia o governo Lula como ótimo ou bom, atingindo 57% de orgulho. Já entre quem considera a gestão ruim ou péssima, o orgulho despenca para 10%. Quando analisada a preferência partidária, 91% dos eleitores que se declaram simpáticos ao PL dizem ter vergonha do STF, contra 5% de orgulho. Entre os que preferem o PT, a percepção se inverte: 53% têm orgulho e 36% relatam vergonha.