Vítimas são enganadas por telefone e têm prejuízos financeiros
O Procon de Farroupilha emitiu um alerta à população sobre o golpe da falsa central de atendimento, que tem feito cada vez mais vítimas na região. A ação criminosa ocorre quando golpistas se passam por atendentes de bancos ou operadoras de cartão de crédito, utilizando ligações telefônicas para enganar consumidores e obter dados sensíveis.
As vítimas são induzidas a acreditar que houve uma movimentação suspeita na conta bancária ou cartão de crédito. Em seguida, os golpistas orientam que a pessoa entre em contato com a suposta central de segurança, fornecendo um número falso que direciona a ligação de volta aos próprios criminosos. Durante o contato, são solicitadas senhas, códigos enviados por SMS.
A coordenadora do Procon, Tais Gonçalves, reforça que nenhum banco ou operadora solicita senhas ou recolhe cartões em domicílio. “É importante que o consumidor nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone e desconfie de qualquer ligação que informe sobre compras não reconhecidas ou movimentações suspeitas”, alertou.
Confira algumas orientações do Procon para evitar cair no golpe:
- Desligue imediatamente em caso de ligações suspeitas;
- Nunca forneça senhas, códigos de segurança ou confirme dados pessoais por telefone;
- Não entregue seu cartão a terceiros;
- Em caso de dúvida, entre em contato com a central oficial do banco, utilizando números informados no site oficial ou no verso do cartão;
- Registre boletim de ocorrência e comunique o banco e o Procon, caso tenha caído no golpe.
O Procon de Farroupilha orienta que vítimas procurem atendimento o quanto antes para registrar a denúncia e buscar medidas de proteção. O órgão reforça ainda que segue acompanhando os casos e atuando na prevenção e orientação da população. Dúvidas, ligar para (54) 9 9612 2481.