Secretário alertou para a responsabilidade dos tutores com os animais
O Canil Municipal de Farroupilha abriga atualmente mais de 300 cães, um número elevado considerando o espaço físico disponível para acolhimento. A situação de superlotação é preocupante e exige ações imediatas.
De acordo com o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente, Paulo Gasperin, responsável pela Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal, é fundamental que a comunidade se envolva por meio da adoção responsável, ajudando a oferecer uma nova chance de vida digna aos animais resgatados.
O secretário reforça que a responsabilidade sobre os cuidados com os pets, como castração, alimentação e bem-estar, antes de tudo, dos tutores. “Não se pode esperar que a Prefeitura assuma todos os encargos. Sabemos que a castração é uma medida essencial para o controle populacional, mas também é preciso ter consciência do uso responsável dos recursos públicos. A saúde humana, por exemplo, é prioridade nos investimentos”, destacou Gasperin.
A coordenadoria reforça que ações conjuntas entre poder público e comunidade são a chave para enfrentar a crise de superlotação. Adoções conscientes, denúncias de maus-tratos e a prática da guarda responsável são atitudes que transformam realidades, observou o secretário.