Em resposta aos críticos do papa, padre Gilmar Marchesini defendeu convivência com as diferenças
O padre Gilmar Paulo Marchesini, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, anunciou que nesta terça-feira, 22, às 18h30, na Igreja Matriz, ocorre a missa em homenagem ao Papa Francisco, que morreu na madrugada desta segunda, aos 88 anos.
Padre Gilmar também respondeu sobre cristãos que tinham posições críticas às manifestações mais progressistas de Francisco. “Uma das coisas boas do nosso tempo, que a gente está aprendendo e precisa aprender mais, que é conviver com as diferenças. As pessoas podem pensar diferente, mas não tem problema”, salienta.
Em defesa ao pontífice, padre Gilmar citou Dom Helder Câmara (1909-1999), o conhecido “Arcebispo Vermelho”, criticado por posições consideradas comunistas e defensor da Teologia da Libertação. “Eu recordo Dom Helder Câmara, que também era muito criticado – e aliás, eram posições muito próximas do Papa Francisco. Ele disse assim: ‘Se tu és diferente, você não empobrece, tu me enriqueces’. Então o pensar diferente é para enriquecer as ideias, as posições, e crescer juntos”.