Edson Néspolo passou informações preliminares sobre ataque cometido por alunos
Em entrevista ao Fim de Expediente da Spaço FM, o vice-prefeito de Caxias do Sul, Edson Néspolo, passou informações preliminares sobre o caso da professora atacada a facadas por alunos na tarde desta terça-feira, 1º, na Escola João de Zorzi, no bairro Fátima. “Um aluno e dois colegas foram com facas para a escola no dia de hoje. Uma ação premeditada e, infelizmente, pegaram uma professora de surpresa, sacaram a faca, um ‘meio que segurou’ e outro esfaqueou a professora, um fato extremamente lamentável”, comentou. O adolescente de 15 anos, outro menino, 14, e uma menina, 13, foram apreendidos. A Polícia Civil está investigando o crime.
A principal suspeita é de que o ataque foi motivado por retaliação, após a mãe do aluno ser chamada na escola na segunda-feira, 31, por conta da conduta dele. “Tem sim alguma questão da mãe ontem na escola, acho uma forma de vingança do aluno. Outra coisa, é um aluno de sétimo ano, mas que poderia estar em séries mais avançadas. Então tem um histórico aí que a gente está apurando tudo o que compromete a conduta desse menino aí”, acrescenta Néspolo.
O vice-prefeito também informa que a educadora foi atendida e não corre risco de morte. “A professora está fora de perigo, apesar de muitos golpes, mas todos superficiais, claro que com muitos cortes, com ferimentos, mas tem possibilidade dela ser liberada hoje ou amanhã”.
Aulas suspensas
Néspolo e equipe da Secretaria de Educação estiveram na escola logo após o crime. “É uma coisa impactante, muito forte, não é do dia a dia do ambiente escolar. Isso pegou todos nós de surpresa. Bem por isso estivemos na escola para solidarizar com toda essa equipe de alunos e pais, e até para acalmar e dar os próximo passos”, acrescenta.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informou que todas as 82 Escolas Municipais de Ensino Fundamental estarão fechadas nos turnos da manhã, tarde e noite nesta quarta, 2. Néspolo anunciou que, durante a manhã os professores da Escola João de Zorzi terão atendimento com grupo de psicólogos, para tratar sobre o impacto do crime na comunidade escolar.