No Campus Farroupilha, haverá 40 vagas disponíveis
Estão abertas as inscrições para a seleção de estudantes dos cursos do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades (Partiu IF) ofertados nos 17 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). O Campus Farroupilha vai ofertar 40 vagas. As informações completas estão publicadas em edital (acesse clicando aqui).
O programa é gratuito e visa oferecer aulas de reforço de Português, Matemática e Ciências da Natureza, além de Atividades Suplementares, para alunos do nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade, visando recuperar defasagens da formação inicial e a busca por uma vaga nos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio oferecidos pela Rede Federal de Educação.
“Tem muitos alunos das nossas escolas públicas que acabam nem fazendo a prova do processo seletivo. Porque infelizmente a galera acaba achando assim: ‘Ah, não, o IF não é pra mim, sabe. Tem que fazer a prova, é muito difícil, eu não vou conseguir’, e as vezes acaba nem se inscrevendo para esse processo seletivo, que acontece no fim do ano. Então o programa do Partiu IF é justamente para fazer com que esses alunos percebam que, sim, o Instituto Federal é um lugar para eles também”, destaca a coordenadora pedagógica do IFRS Campus Farroupilha, Graciele Soares, em entrevista ao Fim de Expediente da Spaço FM.
A previsão é que as atividades do Programa tenham início no mês de abril e sejam concluídas em novembro. Os estudantes selecionados receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200, desde que alcancem a frequência mínima de 75% a cada mês da formação teórica e prática do curso.
Inscrições
As inscrições poderão ser feitas até as 23h59min do dia 3 de abril de 2025 exclusivamente pela internet, no endereço ingresso.ifrs.edu.br/prematricula. Não há cobrança de taxa. Para os candidatos que necessitarem, o campus disponibiliza computador e impressora para a realização da inscrição.
Forma de Seleção
Em caso de mais inscritos do que vagas, será priorizado o público em maior vulnerabilidade socioeconômica, conforme detalhado no edital.
Candidatos pretos ou pardos
Os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no momento da inscrição, além de enviar a documentação via sistema, deverão passar por uma comissão de heteroidentificação. Para verificação da sua autodeclaração, o candidato deverá comparecer no dia, horário e local descritos na convocação para Comissão de Heteroidentificação.
Como será o curso
O curso terá duração de oito meses, totalizando 320 (trezentos e vinte) horas, sendo dividido em dois eixos:
Básico: Composto por três componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, ministrados presencialmente.
Suplementar: Composto por atividades complementares, como oficinas de redação, resolução de problemas, debates, orientação psicopedagógica, acompanhamento psicossocial, monitoramento acadêmico e emocional dos estudantes, além de outras atividades pertinentes ao contexto.