Espaço recebeu investimento de R$ 2 milhões
A Unimed Serra Gaúcha inaugurou nesta terça-feira, 4, seu mais novo serviço de atendimento especializado em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em Caxias do Sul. O Espaço Semente, uma extensão da já reconhecida Casa Semente, aberta em 2024, que oferecerá intervenção comportamental baseada na Análise do Comportamento Aplicada (ABA). O ambiente contou com investimento de R$ 2 milhões e está localizado junto ao Espaço + Saúde, na Rua Sinimbu, 2590, no bairro São Pelegrino.
O atendimento no Espaço Semente ocorre mediante encaminhamento médico e poderá ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (sem fechar ao meio-dia). A estrutura possui 1.000 m², com 23 salas para suporte personalizado e individual, sendo quatro delas equipadas com sistema de captação de áudio, o que permite o acompanhamento detalhado das intervenções realizadas. A capacidade de atendimento pode variar de 200 a 400 beneficiários da Unimed por mês, a depender da carga horária semanal.
A coordenadora do Espaço Semente Unimed, Rosani Graebin, explica que as intervenções do novo serviço se complementam aos oferecidos na Casa Semente e que, conforme a necessidade, os pacientes podem receber tratamento em ambos os espaços. Ela complementa que o novo ambiente ainda foi projetado para favorecer o desenvolvimento das habilidades de cada criança e adolescente.
No Espaço Semente, o cuidado com as famílias dos pacientes também foi considerado. No local, foi criada uma recepção para os pais, que dispõe de acesso à internet e área para que possam realizar atividades remotas enquanto aguardam.
O que é TEA?
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma alteração no neurodesenvolvimento que está relacionada às esferas motora, linguística e comportamental. Ele tem início nos primeiros anos da infância e persiste na adolescência e vida adulta, embora seus sintomas possam reduzir de modo considerável mediante tratamento. Cada pessoa com TEA apresenta um diagnóstico singular, ou seja, precisa de atenção e tratamento individualizados.
O TEA é caracterizado pelo déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Alguns sinais de autismo já podem aparecer a partir de um ano e meio de idade, ou até mesmo antes, em casos mais graves.