Sistema já é utilizado em Santa Catarina
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Farroupilha (Sintrafar), Márcio Ferrari, durante entrevista à Spaço FM, nesta terça-feira, 14, comentou sobre o projeto regional relacionado ao sistema antigranizo, que já está em discussão para proteger cerca de 20 municípios da Serra Gaúcha, dos efeitos danosos nas plantações, provocados por quedas de granizo. Conforme o presidente, já houve encontro com lideranças e representantes das entidades ligadas ao setor agrícola e também representantes do poder público para tratar do assunto, o que na sua visão demonstra o interesse de todos sobre a pauta em questão.
Segundo Ferrari, o sistema usa iodeto de prata, que diminui de tamanho ou até elimina as pedras de gelo antes que elas atinjam as plantações. A queima do iodeto de prata é feita por um gerador. Para saber quando ligar o equipamento, é preciso monitorar o tempo através de um radar.
O vereador Roque Severgnini (PSB), que presidiu a Comissão da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura, em 2024, já vinha trabalhando essa pauta. Na época, o vereador buscava o entendimento do município sobre o tema, e hoje vê a pauta se tornando regional. Severgnini acredita que além dos municípios, é necessário também o envolvimento dos governos tanto na esfera estadual quanto federal para a celeridade do projeto.
Para ele, é um tema importante e de grande relevância, e que vem na proteção não somente dos produtores rurais, mas sim de toda uma comunidade.