Projeto tem por objetivo valorizar e dar destaque para a cultura afro-brasileira
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma data importante no calendário escolar, até ser instituído como data comemorativa em 2011. Já em 21 de dezembro de 2023 foi oficializado feriado nacional pelo presidente da República do Brasil.
Diante da importância da data, os alunos do 7º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Grendene, promoveram nesta terça-feira, 19, várias ações antirracistas e de conscientização, evidenciando a cultura afro-brasileira.
Liderado pela professora Grabriela Moroni, o projeto tem por finalidade gerar uma conscientização quanto às falas racistas que ainda estão presentes nas salas de aula ou em conversas informais, gerando uma reflexão histórico-cultural.
A professora justificou ainda que o projeto serve para ampliar os conhecimentos sobre a legislação e as punições voltadas à ações de preconceito racial e também sobre os direitos e deveres dos cidadãos e que também se pretende gerar uma valorização da literatura afro-brasileira, através de apresentações criativas e artísticas.