Relatos foram percebidos na Alemanha, China, EUA, entre outros países
Um apagão definido como cibernético afetou aeroportos e hospitais em diversas partes do mundo nesta sexta-feira, 19. Houve relatos na Alemanha, Suiça, China, Holanda, China, Estados Unidos, Inglaterra entre outros países que sofreram com a grande falha nos sistemas de Tecnologia da Informação (TI).
A pane interferiu nos voos de diversas companhias aéreas dos Estados Unidos como a Delta, a United e American Arlines que suspenderam voos. Casos foram relatados em empresas de telecomunicações e ferroviárias. Os aeroportos de Berlin na Alemanha, em Amsterdã na Holanda, nos países baixos, em Hong Kong, na China, assim como na Espanha e em Zurique, maior aeroporto da Suiça, e na Malásia também tiveram problemas. Segundo a estatal chinesa o aeroporto de Pequim não foi afetado.
O apagão também afetou hospitais nos países baixos, a Bolsa de Valores de Londres e o sistema ferroviário britânico. O canal britânico SkyNews teve sua programação interrompida. Na Autrália o canal ABC foi afetado e anunciou o caso como falha grave. No mesmo país a empresa Teltstra indicou que se trata de ‘problemas globais’ que afetaram o software fornecido pela Microsoft e pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike. A agência francesa de segurança Anssi apontou que não há evidências que o caso tenha sido gerado por um ‘ciberataque’.
No Brasil, clientes relatam instabilidade nos serviços de algumas agências bancárias. Parte dos usuários do sistema operacional Windows também afirmaram não conseguir acessar seus computadores. A companhia aérea Azul informou ao jornal O Estado de São Paulo que seu sistema de gestão de reservas sofreu com a pane e pode atrasar os voos.