Desmoronamentos aconteceram em um espaço de apenas seis horas
O Núcleo de Riscos Geológicos de Bento Gonçalves, criado pela prefeitura, realiza o detalhamento das áreas afetadas nos eventos climáticos do dia 1º de maio. Através de ferramentas, foram determinadas com exatidão suscetibilidades e riscos associados aos deslizamentos.
Conforme o geólogo Lucas Rafael Noremberg, foi constatado que a grande maioria dos pontos de ruptura dos deslizamentos de solo ocorreu em um espaço entre 6h e 12h do dia 1° de maio, quando cerca de 140 grandes pontos de deslizamentos, sem contar os menores, foram notificados, principalmente nas localidades de Faria Lemos, Eulália, Vale Aurora e Rio das Antas.
Também foram registrados 84 bloqueios em estradas municipais, 13 em estaduais e 10 nas estradas federais. O grupo realiza ainda análise geológica das residências afetadas. 230 cadastros de famílias já foram realizados e o relatório das áreas está em execução. Cerca de 56 profissionais, como engenheiros e geólogos, já contribuíram com o trabalho do Núcleo. Ao longo das semanas foram resgatadas um total de 1052 pessoas, registrados 10 óbitos, e quatro pessoas seguem desaparecidas.



