Jovem morreu aos 15 anos e ficou conhecido por evangelizar através da internet; primeiro milagre atribuído a Carlo foi registrado no Brasil
O papa Francisco reconheceu nesta quinta-feira, 23, um segundo milagre a Carlo Acutis, conhecido como o “influenciador de Deus” por sua habilidade em divulgar os ensinamentos da igreja através da internet. O jovem morreu em 2006, aos 15 anos e, agora, será reconhecido como santo pela Igreja Católica. O Vaticano ainda não informou quando acontecerá a cerimônia de canonização.
Carlo foi beatificado em 2020, depois de lhe ter sido atribuído o seu primeiro milagre: a cura de uma criança brasileira de uma doença congênita que afetava o seu pâncreas. O milagre atribuído ao jovem foi registrado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
No segundo milagre reconhecido pelo papa, Carlo intercedeu para a cura de um estudante universitário em Florença que apresentava sangramento no cérebro após sofrer um traumatismo craniano.
Vida e obra de Carlo Acutis (texto produzido pelo portal da Canção Nova)
Desde cedo, Carlo demonstrou uma grande habilidade para a informática, dom que utilizou no serviço aos outros e na divulgação de conteúdos de formação cristã, como a exposição sobre os milagres eucarísticos.
Em setembro de 2006, aos 15 anos, surgiram os primeiros sinais da leucemia fulminante. Com total confiança, entregou a Deus o pouco tempo de vida que lhe restava. Faleceu no dia 12 de outubro de 2006, e foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.
Ao recordar este evento, um dia depois, no Angelus dominical, o Papa Francisco afirmou:
Carlo Acutis “não se acomodou numa imobilidade confortável, mas colheu as necessidades do seu tempo, porque viu o rosto de Cristo nos mais frágeis. O seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos, especialmente nos últimos. Um aplauso ao novo jovem beato da geração atual!”.
O beato foi um dos patronos da JMJ de Lisboa e os seus restos mortais repousam na cidade italiana de Assis.