Evento ocorreu durante dois finais de semana, em Nova Milano
A 21ª edição do Encontro das Tradições Italianas (Entrai) atraiu cerca de 35 mil visitantes durante os dois finais de semana de sua realização, superando as expectativas da organização. Encerrado neste domingo, 18, o evento reafirmou seu compromisso com a valorização e preservação da cultura italiana, destacando costumes, tradições e, especialmente, a rica gastronomia típica.
Os visitantes puderam vivenciar a acolhida calorosa das famílias italianas, enquanto desfrutavam de uma programação repleta de atrações culturais e atividades tradicionais. Realizado nos dias 9, 10, 11 e 16, 17, 18 de maio, na comunidade de Nova Milano — berço da imigração italiana no Rio Grande do Sul —, o Entrai 2025 teve uma importância ainda mais simbólica por marcar os 150 anos da Imigração Italiana no estado. O sucesso do evento foi coroado com o anúncio das datas da próxima edição: o 22º Entrai ocorrerá nos dias 8, 9, 10 e 15, 16, 17 de maio de 2026.
A gastronomia típica foi um dos grandes destaques do evento. O Clube de Mães “As Milanesas” comercializou mais de 33 mil unidades de grostolis, 1,3 mil pães, além de pratos típicos preparados com cerca de 170 quilos de linguiça, 2,2 mil ovos e mais de 200 quilos de farinha de milho para a tradicional polenta. A Associação dos Moradores de Nova Milano vendeu mais de 800 porções de polenta mole com molho, enquanto o Salão da Comunidade serviu mais de 830 almoços ao longo dos dias de festa.
Os estandes das agroindústrias familiares também superaram suas expectativas, vendendo mais de três mil produtos artesanais como massas, salames, queijos e geleias. A feira de artesanato atraiu grande público e comercializou mais de mil peças, enquanto a feira multissetorial se destacou pela variedade de produtos e serviços oferecidos ao público.
A programação contou ainda com os tradicionais Jogos Coloniais, que divertiram os visitantes com provas como corrida de carriola, chute na mastela, arremesso de ovo, corrida do copo de vinho, tocar bigoli e debulhar milho. No primeiro domingo, a exposição de carros antigos promovida pelo Classic Car Club de Farroupilha também encantou os visitantes. A valorização da cultura local e regional esteve presente em todas as atividades. Ao longo dos seis dias de festa, subiram ao palco diversos artistas, grupos folclóricos, corais e dançarinos que representaram com orgulho a herança ítalo-brasileira da Serra Gaúcha.
O 21º Entrai foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – PRONAC 244306, com patrocínio das empresas Oderich, Bigfer, Tecnova, CSG e Sicredi, além do apoio do programa Aldir Blanc – PNAB/RS. A organização foi da AM9 Produções – Gestão de Eventos, com realização do Governo Municipal de Farroupilha, Ministério da Cultura e Governo Federal – União e Reconstrução.