FARROUPILHA
31° MÁX 21° MÍN
 |  Spaço FM  |  Spaço Livre

Ronaldo Prass alerta para golpe de notícias falsas na internet

Colunista do portal G1 Ronaldo Prass repassou dicas sobre tecnologia

 | Créditos: Luis Carlos Muller
Clique no canto direito-topo para ampliar.
O colunista de tecnologia da Rede Globo no portal G1 e arquiteto de software, Ronaldo Prass, foi o convidado do programa Spaço Livre deste sábado, 13. Ao longo do programa Prass comentou sobre moedas virtuais, fraudes nas urnas eletrônicas, identificação de informações falsas e a responsabilidade de quem compartilha as informações erradas, fakes e armadilhas da internet. Um dos temas abordados foi compras na internet. Prass recomendou que os consumidores devem ficar atentos na fatura do cartão de crédito. “O ideal é sempre comprar de sites de comércio eletrônico conhecidos”, destacou.

NOTÍCIAS FALSAS

As informações falsas divulgadas em redes sociais foram abordadas pelo entrevistado, que ressaltou a necessidade de se ter cuidade com o que é compartilhado na internet. “Tu usa o verdadeiro para mascarar o falso e as pessoas tomam aquilo como verdadeiro”, salientou. Ele ainda alertou para que os usuários da internet tenham cautela e utilizem empresas de comunicação sérias para se informar. “Quem cria noticia falsa não tem reputação a zelar”, finalizou.

BITCOIN

As moedas virtuais, em especial a chamada Bitcoin, foram explicadas por Prass durante a entrevista. Ele afirmou que quando iniciaram as vendas na internet em 1995 se precisava elaborar um meio para facilitar esse comércio. Assim, em 2009 foi criada a moeda virtual Bitcoin. O colunista ressaltou que na época que conheceu a moeda, um Bitcoin valia 50 centavos de dólar. Atualmente a moeda está valendo cerca de 14 mil dólares. Por fim, ele salientou que esta é apenas uma delas, e a que a qualquer momento outra moeda pode superar a primeira.

Ouça a entrevista completa aqui.