FARROUPILHA
30° MÁX 19° MÍN
 |  Spaço FM  |  Spaço Livre

Médica veterinária Maria Luiza Portolan esclarece dúvidas e alerta para cuidados com os pets no verão

Profissional participou do programa Spaço Livre deste sábado e comentou sobre castração, vacinas, entre outros

Com a chegada da primavera e do verão, alguns cuidados são necessários com os pets devido às altas temperaturas. A Médica Veterinária Maria Luiza Portolan participou do Spaço Livre deste sábado, 28, e respondeu dúvidas dos ouvintes. Ela explica que a vacinação anual é fundamental e, muitas vezes, os proprietários acabam esquecendo de levar o seu bicho de estimação já adulto para receber as doses e prevenir doenças. Além disso, ela comenta que as vacinas nacionais não costumam dar a resposta adequada, por isso são indicadas as internacionais com a aplicação de um profissional qualificado. Durante as férias, principalmente quando as pessoas vão viajar para a praia e levam os seus animais, é preciso atualizar essas vacinas, utilizar antipulgas e se planejar até mesmo em questão de transporte.
Maria Luiza também destacou a importância de fazer a castração nos animais, já que pode evitar infeccções, tumores, diminuir as fugas, e aumentar a expectativa de vida dos animais.
O mau hálito, que é uma das queixas frequentes, acontece em função do tártaro. Para resolver o problema é necessária em alguns casos a profilaxia dentária, que é a limpeza dentária feita uma vez por ano em situações mais avançadas. Neste sentido, ela alerta para que os cães ainda filhotes já sejam submetidos a escovação dos dentes para que eles se adaptem mais facilmente.
Os ouvintes que participaram do Spaço Livre mandaram fotos dos seus pets, que podem ser conferidas abaixo: