FARROUPILHA
31° MÁX 21° MÍN
 |  Economia  |  Negócios

“Hoje o produtor subsidia o leite para o consumidor”, afirma Itamar Tang

Prejuízo para produtores chega a 15 centavos por litro de leite

Granja Tang foi um dos destaques da Expointer deste ano | Créditos: Jerônimo Portolan Filho
Clique no canto direito-topo para ampliar.
Os produtores de leite vêm sofrendo prejuízos financeiros neste ano. Conforme o proprietário da Granja Tang, Itamar Tang, cada litro de leite vendido gera 15 centavos de prejuízo. “Hoje o produtor subsidia o leite para o consumidor. Isso está acontecendo no Brasil”, afirma.
Segundo ele, os fatores envolvem a diminuição do consumo devido ao inverno menos rigoroso, ao aumento de produção dos animais e ao excesso de importação. “Nós importamos mais do que toda a produção uruguaia. Há alguma coisa errada nesse sentido”, explica.
A Granja Tang foi um dos destaques da Expointer deste ano, realizada em Esteio, com diversas premiações como melhor criador, melhor expositor e melhor afixo da raça holandesa, além de ter sido campeã do concurso leiteiro. Hoje a empresa conta com 33 vacas de lactação e produz cerca de 1250 mil litros de leite por dia entregues para a indústria. As premiações devem gerar recursos para futuros negócios para a granja que leva o nome de Farroupilha para o estado e para outros países.